Franquias

Como saber se meu negócio é franqueável?

Todos os dias nós da ATL Advogados e Franquias nos deparamos com essa e muitas outras dúvidas dos empreendedores, que após muito trabalho e reconhecimento por parte de clientes, familiares e amigos, começam a pensar na franqueabilidade do seu negócio, e na expansão através de franquias.

Este é um passo importante e que requer uma análise criteriosa do mercado e do seu negócio.

O crescimento através de franquias é uma realidade principalmente em razão dos seguintes pontos:

  • Ganho em escala;
  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Redução da carga tributária;
  • Redução de riscos trabalhistas;
  • Crescimento com o capital de terceiros;
  • Modelo lucrativo baseado no ganha-ganha.

Mas como saber se é a hora de investir em uma formatação? Bom, não há receita de bolo, nem fórmula mágica. Analisar a franqueabilidade do seu negócio é o primeiro passo. Validando que o seu negócio é franqueável, o que significa de forma bem resumida que ele é escalável e que franqueado e franqueadora podem lucrar com ele, é chegada a hora de pensar no Contrato, Circular de Oferta de Franquia e Manuais.

Para as franqueadoras, o crescimento através de franquias é avaliado levando em consideração a possibilidade de ganho em escala, aumento da visibilidade da marca, redução da carga tributária e dos riscos trabalhistas, crescimento com o capital de terceiros, entre outros.

Para os franqueados, uma franquia é um modelo de negócio pronto, com a garantia de quem já testou o sistema e que garante a utilização do know how, tecnologia e sistema de uma marca já testada, diminuindo a curva para conhecimento do negócio, bem como a padronização do serviço. O franqueador transmitirá o know how através de treinamentos e manuais, bem como deverá dar suporte ao franqueado para a implementação do negócio.

A Andrade Gestão e Franquias e ATL Advogados, através de seus sócios e equipe, oferece consultoria personalizada a fim de atender aos anseios dos empresários no que tange formatação e gestão de negócios, tendo como principal objetivo auxiliar no crescimento de forma planejada e inovadora. 

                O que pensamos para te ajudar a dar esse passo tão importante você encontrará nas linhas seguintes, e pode ser ajustado de acordo com as suas necessidades.

Há segurança jurídica?

A legislação em relação a franquias é bastante madura na economia e consolidada nas decisões judiciais.

Apenas para ilustrar, na seara trabalhista, desde que cumpridos os requisitos da Lei de franquias é inaplicável às franqueadoras a responsabilidade. Já do ponto de vista contratual, prevalece a impossibilidade de revisão do contrato pelo juiz, tendo em vista que o contrato faz lei entre as partes

O Franqueado pode “aprender” o negócio e rescindir o contrato de franquia?

Não. O franqueado deverá seguir o que está previsto no contrato de Franquia. Inclusive prazo e cláusula de não concorrência.

Como é feita a análise da franqueabilidade?

Nesta etapa uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de finanças, comercial e jurídico, realizará contatos/reuniões iniciais para entender as expectativas do empreendedor e levantará as informações do seu negócio a fim de conhecer a operação atual.

É nessa etapa que o modelo de negócio é analisado, bem como perfil do franqueado, viabilidade financeira, modelo de remuneração, além dos aspectos jurídicos e regulatórios.

O que é o Contrato de Franquia e a Circular de Oferta de Franquia?

                O Contrato de Franquia e a Circular de Oferta de Franquia são documentos obrigatórios para a validade do negócio, além de ser um importante instrumento para mitigação de riscos.

                Após a análise da franqueabilidade, já conseguimos conhecer um pouco mais do negócio da franqueadora e do perfil ideal de franqueado, quais são os investimentos envolvidos, entre outras questões, sendo possível, portanto, confeccionar um contrato de franquia e a circular de oferta de franquia sob medida, antecipando questões que possam impactar os negócios.

                Além disso, conheceremos também os eventuais serviços prestados pela franqueadora e formas de  transmissão do know how.

O que mais preciso fazer?

                O Manual é uma ferramenta essencial para replicar os padrões de gerenciamento e transferência de know how da Marca, tendo também a finalidade de evitar ruídos ou falhas que possam comprometer o negócio. Além disso, o Manual é um importante mecanismo utilizado para facilitar a comunicação entre franqueadora e franqueado e treinamento de seus funcionários.

                Exemplos: Manual de Operação, Manual de Treinamento, Gestão de Estoque, Técnicas de Vendas e Marketing.

                Cada Manual tem uma complexidade tendo em vista que sua confecção é customizada de acordo com a operação e características do negócio.

Essas etapas precisam ser contratadas juntas?

Não. A análise da franqueabilidade é a primeira fase, e somente depois de validada a parte financeira é que seguimos para as demais.

Quanto tempo dura os serviços?

Pensar na franqueabilidade de um negócio é um projeto. Estimamos entre 3 meses e 1 ano para a realização, dependendo da disponibilidade dos gestores, tipo de comércio ou serviço prestado, entre outros.

Sabemos que é um passo importante. Por isso, estamos à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.