Propriedade Intelectual
Propriedade Intelectual é a área do Direito que, por meio de leis, garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto – seja nos domínios industrial, científico, literário ou artístico – o direito de obter, por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação.
Segundo definição da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a Propriedade Intelectual está dividida em duas categorias: Propriedade Industrial, que inclui as patentes de invenções (e modelos de utilidade), marcas, desenhos industriais, indicação geográfica e proteção de cultivares; e Direitos Autorais que abrangem trabalhos literários (como novelas, poemas e peças), filmes, música, trabalhos artísticos (p. ex., desenhos, pinturas, fotografias e esculturas) e obras arquitetônicas, além de direitos conexos como os pertinentes aos intérpretes e fonogramas, entre outros.
Prestamos assessoria para a proteção da sua marca, software, desenho industrial ou patente.
- Contratos: transferência de tecnologia, licenças e cessões.
Muitos negócios dependem de tecnologia para aumento da sua competitividade. Assim, é necessário entender os direitos que se pretende obter, ou ceder, a fim de formalizar e registrar respectivos atos.
- Marcas
A marca é o sinal que distingue os seus produtos ou serviços e deve ser protegida. Para isso, no Brasil, podem ser registradas como marca todos os sinais visualmente perceptíveis: palavras, figuras, símbolos bem como a combinação desses elementos.
- Software
A licença de uso de software envolve atualização e perpetuidade, responsabilidade e limitação, código fonte e operacionalidade, sendo imprescindível a proteção adequada daqueles que desenvolvem ou adquirem o direito de usar softwares.
Propriedade Intelectual diz respeito à proteção da criação ou marca, e à segurança para a utilização das respectivas criações. O que prevalece nestas demandas é o caso a caso, o que nos possibilita a criação de soluções sob medida para nossos clientes.
Assim, estamos aptos a assessorá-los nos processos de busca e registro de marca, e em eventuais defesas em casos de oposição, na confecção e/ou análises de contratos de transferência de tecnologia, licença de uso de software, entre outros, bem como registro dos mesmos.
Como Proteger sua Marca e Evitar Disputas sobre Logotipos
No ambiente empresarial, a proteção de marca e logotipo é uma das principais preocupações dos…
Quando é a hora certa de franquear o seu negócio? Principais dúvidas dos empresários
Franquear um negócio é uma decisão estratégica que pode acelerar o crescimento de uma marca…
Gerenciamento de crise em franquias: os casos Giolaser e Cacau Show e a importância do jurídico na governança das redes
Nos últimos meses, o setor de franchising no Brasil foi surpreendido por duas polêmicas de…