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Empreender: Um dos maiores sonhos do brasileiro

Empreender é um dos maiores sonhos do brasileiro. Segundo o último levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) seis em cada 10 brasileiros querem ter o próprio negócio.

A visão dos empresários que decidiram dar o passo em direção ao empreendedorismo muitas vezes é impulsionada por uma combinação de fatores pessoais e profissionais. Eles enxergam no empreendedorismo uma oportunidade de dar vida a suas ideias e paixões, de criar algo significativo e inovador. Para muitos empresários, o desejo de autonomia e controle sobre seu destino profissional é um fator motivador fundamental. Eles anseiam pela liberdade de tomar decisões estratégicas, moldar a cultura da empresa e construir algo que perdure como parte de seu legado. Além disso, muitos empresários acreditam que o empreendedorismo oferece a chance de fazer a diferença em suas comunidades, gerando empregos, contribuindo para o crescimento econômico e abordando desafios sociais por meio de seus negócios. Embora reconheçam os desafios e riscos envolvidos, a visão dos empresários é impulsionada pela busca de oportunidades.

Entretanto, muitos empresários podem não ter recebido uma educação formal ou treinamento específico para a gestão de negócios, baseando-se muitas vezes em tentativa e erro como estratégia, que pode ser uma abordagem arriscada quando aplicado em uma empresa, especialmente se for a principal estratégia de gestão. Embora a experimentação seja uma parte natural do processo de aprendizado e inovação, confiar exclusivamente nesse método pode resultar em uma série de desafios e riscos.

A falta de qualificação específica ou de assessoria especializada pode resultar em lacunas de conhecimento em áreas críticas, como contabilidade, marketing, gestão de recursos humanos, proteção de dados e estratégia empresarial.

Outro obstáculo é o ambiente de negócios complexo e burocrático, que podem dificultar a abertura e a manutenção de empresas. Além disso, o acesso a financiamento e capital de giro pode ser escasso, especialmente para pequenas empresas. Os desafios relacionados à gestão incluem a seleção de uma localização adequada, a contratação de pessoal qualificado e a elaboração de um plano tributário eficaz para otimizar os recursos financeiros. Além disso, o desenvolvimento de processos e padrões consistentes é crucial para garantir a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. A concorrência acirrada e a capacidade de adaptação às mudanças no mercado são desafios adicionais que os empreendedores enfrentam.

Por esses motivos, o sistema de franquias é uma porta de acesso relevante a esse universo, já que oferece treinamento e transmissão de know-how de quem já venceu esses desafios. O levantamento mostrou que o Brasil é o quarto país no mundo e o primeiro na América Latina que mais buscou por franquias na internet desde 2004, incluindo os últimos 12 meses. À frente estão apenas Filipinas, Taiwan e Tailândia.

Neste sentido, iniciar através de franquia é contar com a garantia de quem já testou o sistema e que garante a utilização do know how, tecnologia e sistema de uma marca. Neste modelo, a curva para conhecimento do negócio e consequentemente os erros são minimizados. Além disso, é possível contar com a padronização do serviço, já que o franqueador transmitirá o know how através de treinamentos e manuais, bem como deverá dar suporte ao franqueado para a implementação do negócio.

Essa realidade inclusive esta alinhada, e pode ser uma solução, com a necessidade de empresas já consolidadas, inclusive indústrias, que desejam expandir com franquias, ou seja, tornarem-se franqueadora. Esse é um passo importante, já que para as franqueadoras o crescimento através de franquias é avaliado levando em consideração a possibilidade de ganho em escala, aumento da visibilidade da marca, redução da carga tributária e dos riscos trabalhistas, crescimento com o capital de terceiros, entre outros. Para dar este passo é importante contar com o suporte especializado.

Em razão dessa necessidade dos nossos clientes e do próprio mercado em expandir com franquias, hoje temos um braço de formatação de negócios e gestão de franqueados unindo advogados aos profissionais de controladoria, marketing e comercial, antecipando questões que possam impactar os negócios, apresentando soluções com foco na viabilidade e escalonamento do negócio.

Seja para empreender através de franquias, iniciar um negócio novo, ou expandir com um negócio já consolidado é fundamental contar com parceiros estratégicos aptos a orientar e dar suporte ao longo da jornada empreendedora.

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