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Ambiente de trabalho em meio a pandemia.

Com a pandemia do Coronavírus, muitas empresas precisaram mudar a rotina, principalmente das equipes e atividades administrativas, e alterar o regime de trabalho presencial para uma via remota (teletrabalho e home office), utilizando as tecnologias da informação e comunicação disponíveis. Cuidar do meio ambiente laboral é preservar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PPRA, e o Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional, o PCMSO, devem ser elaborados por todas as empresas que contratam empregados, mas tornou-se um desafio durante o período de pandemia com o trabalho em home-office e teletrabalho.
Então, como prevenir riscos e acidentes e garantir a ergonomia em um contexto de pandemia com os empregados trabalhando, muitas vezes, com crianças, idosos e animais dentro de casa?
A legislação trabalhista estabelece a responsabilidade do empregador para com o ambiente de trabalho, com isso, mesmo no home office, as empresas tem obrigações quanto ao ambiente, ainda que à distância.
Assim sendo, cabe ao empregador orientar e treinar seus empregados que trabalham no regime de home office sobre quais os cuidados a serem tomados para evitar o surgimento de doenças e acidentes.
É importante que a prestação de serviços em regime de teletrabalho, mesmo no período de medidas de contenção da pandemia da Covid-19, esteja regulada através de aditivo ao contrato tratando de forma específica sobre a duração do contrato, a responsabilidade e a infraestrutura para o trabalho remoto, bem como eventuais reembolsos de despesas aplicáveis.
O teletrabalho exige comunicação e cooperação em toda a rede na qual se insere, seja no âmbito das equipes, dos grupos de trabalho, das chefias e de todos os demais níveis, a fim de manter a produtividade e engajamento dos trabalhadores para com o resultado da empresa. Informar periodicamente sobre o resultado do trabalho, atividades a desempenhar, e outras questões objetivas são boas maneiras de manter o time engajado à distância.
Para auxiliá-los, compilamos algumas boas práticas que têm sido indicadas aos empregados pelas empresas a fim de manter a produtividade, engajamento e um meio ambiente de trabalho saudável e ergonômico. Tais orientações foram obtidas a partir da cartilha do Sesi1 bem como por Nota Técnica do Ministério do Trabalho2 visando fomentar um ambiente laboral saudável, mesmo diante de tantos desafios. Neste contexto, treinamento e comunicação são essenciais. 

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